Mariana, entre o azul e o marrom

REBECA LETIERI

 

Estive em Mariana em novembro, no feriado de Finados, dois dias antes da tragédia. O que me faz sentir uma pontada mais forte do que o normal toda vez que vejo imagens pelas redes sociais e noticiários de TV. Não vou fazer uma análise social, nem questionar a negligência cometida pela Vale (pra não ser literal e dizer crime). Quero fazer um relato mais íntimo sobre um detalhe que passa pela cabeça toda vez que o assunto é mencionado.

Durante esse curto passeio por Mariana, logo depois de conhecer Lavras Novas e Ouro Preto (cidades vizinhas), visitei a Casa de Câmara e Cadeia, que fica na praça principal da pequena cidade de 54 mil habitantes. Lá conheci um rapaz que pintava quadros da cidade, enquanto os exibia no mesmo local pra venda. Os quadros retratavam em sua maioria as igrejas e ruas de pedras. O tom azul era uma característica daquele pintor.

O autor olhou pra mim, parou de pincelar o próximo retângulo em branco e disse: “é a minha marca, o azul. Não sei, mas acho que a maioria dos pintores vive a vida tentando se encontrar na própria arte, e eu posso dizer que sou muito feliz por já ter me encontrado”.

Foi uma resposta sem pergunta, e um dizer sobre a arte que destacou o meu dia. Dois dias depois, as redondezas de Mariana seriam invadidas pelo marrom, e eu passaria todos os dias seguintes me perguntando em que quadro catastrófico aquele pintor havia se perdido desde então.

IMG_20151102_142358255

Foto do pintor por Rebeca Letieri

Anúncios

Um comentário sobre “Mariana, entre o azul e o marrom

  1. Pingback: CRÔNICAS | Afasta de mim este Cale-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s