Afasta de mim a cultura do estupro

Carmen Pereira

 

Quando dei de cara com a foto da jovem que sofreu o estupro coletivo na primeira página do jornal O Globo (27/5), não acreditei. Será que não dá para reconhecê-la? pensei rápido. Com os dados divulgados na matéria, fica fácil identificá-la. Mas depois de tanto se falar pelas mídias sociais da divulgação do vídeo, esperava um minuto de reflexão dos editores antes de divulgar aquela imagem. Que nada! Uma imagem vale mais do que mil palavras! Choquei.

 

Mais tarde, para piorar, vi e revi várias vezes as imagens da jovem entrando no hospital, na Globonews. Também de costas, como na foto. Recebi como explicação que “em momento algum mostramos o rosto dela”. Que explicação rasa! Será que pensaram em divulgar a imagem dela de frente? Não. Para protegê-la, só não mostraram o rosto. Que proteção?! Rasgaram o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que diz que é dever do jornalista respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão. Rasgaram, também, o Estatuto da Criança e do Adolescente. O lema “nosso corpo nos pertence” perdeu o sentido, foi para o ralo.

 

Publiquei a máscara “Eu luto pelo fim da cultura do estupro”. Uma imagem vale mais do que mil palavras, repeti pra mim mesma. Publicaram na minha timeline que é sabido (oi?!) quem é essa jovem. E mais: “não existe cultura do estupro”. NÃO?!!!!

 

O que existe é a banalização de um crime hediondo como estupro ou ainda a transferência da culpa para a vítima. Afinal, dizem. pelas roupas ou lugares frequentados, ela procurou!

 

Eu continuarei lutando pelo fim da cultura do estupro.

 

***Carmen Pereira é jornalista, professora, pesquisadora e Diretora de Educação da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas

Anúncios

Um comentário sobre “Afasta de mim a cultura do estupro

  1. Pingback: A indignação precisa tomar conta das redes | Afasta de mim este Cale-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s